PISA, ITALIA.


Pisa- Itália.


Pisa vai muito além de sua torre cai-não-cai. É um lugar extraordinário para entender como era uma grande cidade medieval italiana. O viajante pode até começar pela Praça dos Milagres, onde está o conjunto monumental do qual forma parte a famosa torre. Até porque toda a praça é Patrimônio Mundial da Humanidade desde 1987.

Pisa ainda hoje famosa não apenas pela sua arte mas também como sede universitária (Universidade de 1343 e Escola Normal Superior desejada por Napoleão em 1813) foi fundada provavelmente pelos lígures; após, tornou-se centro etrusco (IV a.C.), foi ocupada pelos romanos e instituída como colônia (179 a.C), portanto em munícipio (89 a.C). 

Torre de Pisa.



Uma atenção particular merece o Campanário do Duomo, conhecida como a Torre de Pisa ou Torre Pendente. De forma cilíndrica e em estilo românico, possui seis ordens de porticados, sobrepostas por uma cela campanária. Iniciada em 1173 por Bonanno Pisano, foi interrompida pela metade da sua altura por causa da incipiente inclinação; retomou-se ali o trabalho em 1275 por Giovanni de Simone, foi terminada em 1372 por Tommaso di Andrea di Pontedera, que a manteve mais baixa em relação ao projeto inicial. 
Mesmo que lenta, acentuação da pendência impôs em 1991 um intervento radical, voltado a estabilizar as bases e, concluiu-se com o sucesso em 2003 (deste momento então, graças às modernas técnicas da tecnologia, a progressiva enclinação foi praticamente blocada ou quase inteiramente; e para a saúde da Torre, permanece constantemente monitorada).








As coleções de arte mais importantes de Pisa estão no Museu Nacional no ex-convento de S. Matteo- coleção de pinturas e esculturas da escola toscana- e no Museu delle Sinopie (em Praça Duomo)- com sede no antigo edifício do Hospital della Misericordia e conserva numa interessante série de obras todos os grandes desenhos preparatórios (as sinopie, appunto) dos afrescos do Camposanto arruinados pelo incêndio causado pelos bombardeamentos de 1944 e salvados no decorrer da campanha de restauros.








Foi em Pisa que nasceu Galileu. Uma legenda urbana conta que ele comprovou sua teoria atirando uma pedra desde a torre inclinada. Outra lenda diz que numa das torres da Praça dos Cavaleiros foi aprisionado Ugolino e seus filhos no século 13. Ugolino que foi para o Inferno, onde Dante lhe encontrou na Divina Comédia, e sabe por quê? Porque teria comido seus filhos já falecidos num último ato desperado de sobrevivência. Nesta mesma praça que leva o nome da Ordem criada por Cosimo de Medici para defender a costa toscana e mediterrânea do ataque de mouros e piratas se encontra uma das universidades italianas de mais prestígio, a Scuola Normale Superiore.




Torre de Pisa




Nenhum comentário:

Postar um comentário